HISTÓRIA

Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz foi constituída em 2013, no âmbito da reforma administrativa, agregando as extintas freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz. A sua sede é em Nossa Senhora de Fátima. Tem 32,32 km² de área e 4 564 habitantes (Censos 2011).

 

A toponímia de Requeixo remete para a existência de uma antiga vila denominada de Vila Nova, de origem medieval. Ao longo dos tempos Requeixo foi por diversas vezes

encurtada no seu território, devido à desanexação de parcelas que vieram a dar origem a freguesias como a de Nariz e à da Nossa Senhora de Fátima.

 

Nossa Senhora de Fátima esteve até 1985 sob o domínio administrativo da Freguesia de Requeixo. Em 1960 foi instituída a Paróquia Eclesiástica de Nossa Senhora de Fátima que se compunha pelos lugares da Póvoa do Valado, Mamodeiro e Perajorge que em 1985 se transformaram na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

 

 

 

O topónimo de Nariz deriva do nome do seu Padroeiro: São Pedro de Náris. É composta por três localidades: Nariz, Verba e Vessada. A extinta Junta de Freguesia de Nariz foi fundada e iniciou a sua atividade como órgão autárquico em 1 de Janeiro de 1936, herdando o espólio da Junta da Paróquia de Nariz.

Rua da Igreja nº 40, 3810-744 Nª Sra. de Fátima

 

DESIGN MARIELA DIAS