DESTAQUES
12 JUL. '19 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM 2019 › PROJETO TRILHO D' ÁGUA

No âmbito do Orçamento Participativo Jovem 2019 foi aprovada a candidatura do projeto Trilhos d' Água.

 

Este projeto visa a valorização do património cultural e natural. Pretende-se criar um itinerário que englobe todos os elementos e infraestruturas relacionados com a água, património histórico e ambiente (ex.: fontes, lavadouros, moinhos, azenhas, pontes, açudes, presas, igrejas, cruzeiros, pontes, parques ribeirinhos, o sítio megalítico da Mamoa, o forno romano e o Museu da Terra em Requeixo), interligando também à Lagoa da Pateira, aos Rios Cértima, Águeda, Vouga, e aos ribeiros que nestes desaguam através de corredores ecológicos. Para tal criar-se-á uma faixa à volta das linhas de água, em que se irá desincentivar o estabelecimento de monoculturas, o restauro dos elementos da água e sua interpretação. A criação destes corredores de descontinuidade florística servirá como corta-fogo para prevenir fogos de grande dimensão que ocorreram no passado.

 

Os locais da implementação são a Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz; Freguesia de Eixo e Eirol e União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.

É um projeto da autoria de Rafael Lopes, residente em Requeixo, membro da Assembleia de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz e pode ser visitado em https://opjovem.gov.pt/projetos-2019/185.

 

Para que seja um projeto vencedor é importantíssimo o voto de todos! Podem votar as pessoas com idades entre os 14 e os 30 anos enviando SMS gratuito para 4310 com o seguinte texto: "185 (espaço) 134231392ZV1 (espaço) autorizo" – note-se que cada pessoa deve colocar o seu número de cartão de cidadão. Poderão ainda votar em opjovem.gov.pt. O prazo para votar neste projeto é 4 de Agosto.

07 JUN. '19 REQUALIFICAÇÃO DO CEMITÉRIO DO VISO
05 JUN. '19 INAUGURAÇÃO PARQUE INFANTIL DE REQUEIXO

No passado dia 4 de junho a Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, em parceria e com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, cumpriu a sua promessa da instalação do terceiro Parque Infantil na Freguesia, em Requeixo.

 

A Câmara Municipal fez-se representar pelo seu Presidente e Vice-Presidente, bem como pelos responsáveis da arquitetura da obra. Por sua vez, a Junta de Freguesia fez-se representar pelo seu Executivo.

 

Para a inauguração compareceram cerca de 200 crianças que, apesar de o tempo não ter colaborado, tiveram oportunidade de participar em diversas atividades. Compareceram ainda vários populares que assistiram à bênção dos equipamentos assim como à explicação do que ali se pretende executar.

 

A obra em curso visa a beneficiação do espaço em causa. Ficam ainda por instalar os equipamentos geriátricos cuja implantação ocorrerá na segunda fase da obra. O resultado final do que se projeta para aquele local surgirá ainda no decorrer deste ano. Ali passará a existir um moderno e atrativo parque e largo de festas que criará uma nova centralidade na Freguesia. Resultará assim num espaço intergeracional que vem acrescentar muito valor e muita qualidade não só a esta localidade, como para toda a Freguesia.

28 MAI. '19 REQUALIFICAÇÃO FONTE DO COSME
16 MAI '19 PAVIMENTAÇÃO DE RUAS EM MAMODEIRO
30 ABR. '19 CEMITÉRIOS

Face às solicitações para a inumação de cinzas a Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, enquanto entidade responsável pelos Cemitérios da Freguesia, verificou a necessidade de promover a construção de columbários.

 

A obra vem dignificar os nossos Cemitérios correspondendo à expectativa daqueles que há algum tempo ansiavam por esta obra.

 

No total há quarenta pequenos compartimentos destinados ao depósito das cinzas provenientes da cremação nossos entes queridos.

30 ABR. '19 CERIMÓNIA DE ASSINATURA DE PROTOCOLOS

Decorreu no passado dia 23 de abril a Cerimónia de Assinatura dos Protocolos de Colaboração entre a Junta de Freguesia e as associações locais. Os acordos firmados terão a vigência até ao final de 2019 e representam a concessão de um apoio financeiro.

 

Para a autarquia, esta medida é, acima de tudo, uma demonstração do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas nossas associações em prol da comunidade

 

Às associações, a Junta de Freguesia deixa votos de um excelente ano de trabalho e empenho, como tem acontecido até à data, mantendo um papel preponderante no desenvolvimento social, cultural e desportivo.

24 ABR. '19 I CAMINHADA › O QUE NOS LIGA
1 MAIO '19 › 9h00 Inscrição › 5€ · Sede da Junta de Freguesia Nossa Senhora de Fátima e · Polos da Junta de Freguesia – Requeixo e Nariz · Bar Centro Social do Carregal · E-mail: pateiradocarregal@gmail.com · Tel. 91 700 30 90 e 91 197 22 11 (Inclui t-shirt) Organização Grupo de Voluntariado Comunitário de Aveiro
12 ABR. '19 EXECUÇÃO DAS FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL DEFINIDAS NO PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA
11 ABR. '19 PAVIMENTAÇÃO – NARIZ
08 ABR. '19 FEIRA DA SAÚDE

A Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, em colaboração com o Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Fátima, dinamizou hoje a quinta edição da Feira da Saúde.

 

Esta atividade pretendeu assinalar o Dia Mundial da Saúde que se celebrou ontem. Nunca é demais promover estas ações que visam o bem mais importante que cada um tem – a saúde!

 

Os participantes tiveram a oportunidade de realizar alguns rastreios e assistir a uma ação de sensibilização acerca da importância do envelhecimento ativo. Terminaram em grande com uma sessão de relaxamento e um pequeno lanche.

25 MAR. '19 DIA MUNDIAL DA ÁRVORE
A Câmara Municipal de Aveiro assinalou, no passado dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com a realização de várias atividades de educação ambiental no Parque Ribeirinho da Pateira de Requeixo onde participaram dezenas de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves, participou na atividade com a plantação de árvores num terreno situado na Rua Vale da Galinha, no Carregal. Foram então plantadas carvalhos, por se tratar de árvores folhosas e de baixa inflamabilidade. O local de plantação foi decidido em conjunto com a Junta de Freguesia de Requeixo, N.ª Sr.ª de Fátima e Nariz, e resulta da execução dos vários projetos de arborização e rearborização em parcelas de terrenos rústicos, propriedades da Junta de Freguesia, com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância de reflorestar as áreas ardidas. Sensibilizar e educar os mais novos A atividade envolveu as várias entidades que integram a Comissão Municipal de Defesa da Floresta e está enquadrada no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Visa promover o envolvimento das diversas entidades que atuam na prevenção e defesa da floresta, permitindo que demonstrassem, através da dinamização de atividades pedagógicas direcionadas a crianças, as suas funções no âmbito do setor florestal. Este ano o grande objetivo passou por sensibilizar e educar a população escolar para a importância da floresta, através do ensino aos mais novos de medidas de defesa da floresta contra incêndios, bem como as principais medidas de segurança e comportamentos que devem adotar em caso de incêndio rural.
01 MAR. '19 PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NO CARREGAL
28 FEV. '19 OPERAÇÃO FLORESTA SEGURA 2019
Ações de sensibilização na Freguesia 07 março | 17h30 Nª Srª Fátima › Salão Polivalente 08 março | 17h30 Requeixo › Centro Social 12 março | 17h30 Nariz › Salão da Junta de Freguesia A partir 15 de janeiro e até 6 de dezembro, a GNR irá realizar em todo o país a operação “Floresta Segura 2019”, contando com o empenhamento do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS). Estas ações de sensibilização têm como objetivo alertar para a importância da prevenção contra os incêndios florestais, nomeadamente sobre o uso do fogo em queimas e queimadas, da importância da limpeza e remoção de matos e da manutenção das faixas de gestão de combustível.
14 FEV. '19 AVISO › OBRIGATORIEDADE DE COMUNICAR A REALIZAÇÃO DE QUEIMAS E QUEIMADAS
DL n.º 14/2019 de 21 de janeiro Obrigatoriedade de comunicar a realização de queimas e queimadas. Registe-se na aplicação e solicite autorização. https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/
18 JAN. '19 OBRAS DE MELHORAMENTO PELA FREGUESIA
18 JAN. '19 ASSINATURA DO PROTOCOLO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Rua da Igreja nº 40, 3810-744 Nª Sra. de Fátima

 

DESIGN MARIELA DIAS