DESTAQUES
07 DEZ. '18 ESPAÇO CIDADÃO – CONVITE À POPULAÇÃO
Inauguração do Espaço Cidadão da Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz - Convite à população O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, em conjunto com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e o Presidente da Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, Antero Santos, inauguram na próxima quinta-feira, dia 13 de dezembro às 09h00, o Espaço do Cidadão na sede da Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz. A criação de uma rede de Espaços do Cidadão, nos termos do Decreto-Lei nº 74/2014, de 13 de maio, enquadra-se na Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública a fim de efetuar a racionalização do território, aproveitando as potencialidades da tecnologia. Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE), Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Ministério da Saúde (Serviços Partilhados), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Instituto da Segurança Social (ISS), Caixa Geral de Aposentações (CGA), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Instituto dos Registos e Notariado (IRN), Autoridade Tributária (AT), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Direção Geral da Administração da Justiça (DJAG) são as algumas das entidades disponíveis no novo Espaço do Cidadão. Em Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, o Espaço do Cidadão estará aberto de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12h30 e 14h00 às 17h30.
05 DEZ. '18 CONCERTO SOLIDÁRIO DE NATAL
Angariação de bens alimentares para o cabaz de Natal das famílias mais carenciadas 15 dezembro 2018 › 17h00 Centro Social da Taipa
24 OUT. '18 OBRA DE MELHORAMENTO E DE LIMPEZA
18 OUT. '18 IDENTIFICAÇÃO PREJUÍZOS AGRÍCOLAS – TEMPESTADE LESLIE
15 OUT. '18 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PORTUGAL
A proposta ExplorAPPateira foi uma das vencedoras do Orçamento Participativo Portugal. Fica o nosso agradecimento a todos aqueles que votaram neste projeto que irá certamente enriquecer ainda mais a nossa região.
Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 O projeto Liga-te à Pateira foi o grande vencedor do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017. Em consequência desta vitória um primeiro passo já foi dado, a assinatura do protocolo entre a IPDJ e a Quercus que visa dar seguimento a este projeto destinado à reabilitação do percurso pedestre entre a zona da Pateira desde Óis da Ribeira até Requeixo e assim começar por fazer deste local um ponto de referência no turismo da nossa região.
15 OUT. '18 15 DE OUTUBRO DE 2017 – UM ANO DEPOIS
Um ano passou desde o fatídico dia 15 de outubro de 2017. Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz vestiram-se de um extenso manto negro. Foram dias de desespero para a nossa população. No entanto, foram também uma prova viva de que a união faz a força e muitos foram os esforços que se uniram por esta causa. Porém, não podemos permitir que esta data caia no esquecimento. Importa fomentar a mudança de mentalidades no que respeita à floresta e à sua organização. Durante este ano que sucedeu ao incêndio florestal a Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz esteve atenta desde o primeiro minuto a todas as situações emergentes decorrentes desta fatalidade. Procurou ainda , da melhor forma possível, dinamizar sessões de esclarecimentos e ações no sentido de termos uma floresta melhor organizada. Em tempo útil foi divulgado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil; foi disponibilizado apoio psicológico à população; foram devidamente tratados os consumos excessivos e água; apoiadas as candidaturas a fundos de apoio aos danos causados; acompanhados os serviços de reposição de condições de habitabilidade em situações de primeira habitação. Paralelamente houve atenção à situação da florestal. Nesse sentido promoveram-se ações de sensibilização e informação destinadas ao setor agroflorestal bem como ações de reflorestação. As crianças não foram esquecidas e, no Dia Mundial da Árvore, promoveu-se a plantação de árvores em todos os estabelecimentos de ensino da área da Freguesia por forma a sensibilizar os mais jovens para esta questão. No entanto, muito há ainda por fazer. Importa reorganizar a floresta de modo a evitar situações de catástrofe idênticas no futuro. Igualmente importante é a limpeza florestal como forma de prevenção. Juntos somos mais fortes, mas a mudança terá que partir de cada um de nós!
03 OUT. '18 RESTAURO DO EXTERIOR DO CENTRO SOCIAL DA TAIPA
02 AGO. '18 NOITE DE VARIEDADES
25 JUL. '18 AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA O SETOR AGROFLORESTAL
Gestão Florestal e Fitossanidade 01 agosto 2018 › 18h00 Sede da Junta de Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz Destinatários Proprietários, produtores, gestores e prestadores de serviços florestais e outros interessados Contactos Associação Florestal do Baixo Vouga Albergaria-a-Velha tel. 234 524 056 geral@afbaixovouga.pt Junta de Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz tel. 234 943 400 uniao-rfn@mail.telepac.pt
10 JUL. '18 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO #356
explorAPPateira Criação de uma aplicação móvel que disponibilize informação sobre a Lagoa da Pateira de Fermentelos, incluindo a história e génese da lagoa, mapas interativos dos percursos pedestres envolventes, a fauna e flora existente, um jogo didático e a possibilidade de partilhar registos fotográficos, comentários e sugestões. Caso necessário, será efetuado um levantamento científico detalhado sobre a fauna e flora deste ecossistema, bem como a instalação de equipamentos de sinalização (paus de seguimento, placas direccionais, painéis informativos e interpretativos). Proponentes do projeto Mónica Oliveira, Miguel António Costa Silva, Cláudia Rosa, Luísa Rodrigues Dias, Armindo Ferreira, Rui Moreto Mais informações https://opp.gov.pt/proj/356
10 JUL. '18 34º FESTIVAL DE FOLCLORE DO CARREGAL
Decorreu neste fim-de-semana o 34º Festival de Folclore do Carregal no Parque Ribeirinho da Pateira do Carregal. Num espaço tão acolhedor o ambiente só podia ser de festa. Participaram no festival o Grupo Folclórico do Carregal, o Grupo Folclórico Nª Sra da Ajuda – Lousada, o Grupo Folclórico de Castelões – Tondela, o Grupo Folclórico Tricanas de Coimbra e o Rancho Rosas de Maio – Febres. O Festival foi bastante concorrido e muito aplaudido por todos os presentes. A Junta de Freguesia fez-se representar pelo Secretário e o Tesoureiro do Executivo. Também o Presidente da Câmara não faltou a este importante evento para a Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz. Parabéns à excelente organização e um agradecimento especial a todos os grupos convidados.
11 JUN. '18 INAUGURAÇÃO PARQUE INFANTIL Nª SRA. DE FÁTIMA
11 JUN. '18 OBRAS REALIZADAS PELA FREGUESIA
08 JUN. '18 DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Foi com muita honra e muito orgulho que em 1 de junho de 2018 - Dia Internacional da Criança, a Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz inaugurou espaço dedicado às crianças – o Parque Infantil de Nª Sra de Fátima. Trata-se de um empreendimento levado a cabo pela Junta de Freguesia em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro. A obra visou a beneficiação e adaptação da praceta próxima da sede da Junta de Freguesia de modo a oferecer melhores condições de bem-estar aos habitantes, sobretudo às crianças. No local foram também implantados equipamentos geriátricos. O resultado final é um atrativo e moderno parque dividido em duas áreas específicas: parque infantil e equipamento geriátrico. Resulta assim num espaço intergeracional de avós, pais e netos. Este empreendimento vem acrescentar valor e qualidade a este lugar. A inauguração foi presidida por Antero Marques dos Santos, Presidente da Junta de Freguesia, e Eng. Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal. Estiveram presentes as crianças do 1º Ciclo, Jardins de Infância e IPSS’s da Junta de Freguesia, as suas professoras, educadoras e auxiliares e demais cidadãos da freguesia. A inauguração foi totalmente dedicada às crianças. Foram elas que abrilhantaram o momento. Ao longo do dia os meninos usufruíram não só dos equipamentos do novo Parque Infantil, mas tiveram também a oportunidade de participar em jogos tradicionais, na modelagem de balões e em pinturas faciais. O desejo do Executivo da Junta de Freguesia é que os seus cidadãos e todos visitantes usufruam das potencialidades destes novos equipamentos.
08 JUN. '18 PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO
A importância do Associativismo Uma associação organizada em que o verdadeiro interesse é o bem de todos, sobrepondo-se ao interesse individual, contribui para a dinamização da sociedade. O movimento associativo desempenha um papel insubstituível no contexto social global, fornecendo um contributo essencial no bem-estar das populações. O associativismo promove ainda valores importantes como os da solidariedade, autonomia, cidadania e trabalho voluntário que, por sua vez, proporcionam o surgimento de novas ideias para melhorar cada vez mais a vida de cada indivíduo enquanto membro de uma sociedade. Dada a necessidade de estimular o funcionamento das associações da freguesia e apoiar as atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva e recreativa a Junta de Freguesia de Requeixo, Na Sra de Fátima e Nariz estabeleceu no final deste mês de maio diversos Protocolos de Cooperação com várias Associações e IPSS’S da Freguesia. Este apoio visa à prossecução de obras ou eventos de interesse para a freguesia bem como a promoção e execução de projetos de intervenção comunitária nas áreas da ação social, cultura e desporto.
08 JUN. '18 OBRAS REALIZADAS PELA FREGUESIA
16 MAI. '18 PASSEIO SÉNIOR
10 MAI. '18 EXPOSIÇÃO › O CUQUEDO, DE PAULO GALINDRO
10 MAI. '18 78 CAMINHADAS › O QUE NOS LIGA
27 MAIO '18 › 9h00 Inscreva-se na Junta de Freguesia. 5€ › inclui t-shirt, água e fruta.
04 MAI. '18 PROCEDIMENTO CONCURSAL
Aviso.pdf
30 ABR. '18 EDITAL
Antero Marques dos Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, concelho de Aveiro, distrito de Aveiro, no uso das competências que lhe são atribuídas e por deliberação da Assembleia de Freguesia de 26/04/2018 torna público que foi autorizada a venda por proposta em carta fechada do prédio urbano a seguir indicado nas condições mencionadas: - Prédio rústico com a área de 1000m2 inscrito na matriz predial com o artigo matricial n.º 5093 da Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz; - Terreno destinado à construção, com possibilidade de construção de uma moradia unifamiliar ou duas geminadas; - Base de licitação: 15.000€; - O prédio será vendido pela proposta mais vantajosa financeiramente; - As propostas devem ser entregues em carta fechada, dirigida ao Presidente da Junta de Freguesia, com indicação do proponente; - Receção das propostas até ao dia 25 de Maio na sede ou polos da Junta de Freguesia; - As propostas serão abertas no dia 28 de Maio na reunião pública do Executivo às 10h00 a realizar em Nª Sra de Fátima; - Condições de pagamento: 50% no momento da adjudicação e o restante valor na data da assinatura e outorga da escritura de compra e venda, a qual deverá realizar-se no prazo de 30 dias após a referida adjudicação; - A importância entregue no ato da adjudicação não será devolvida no caso de se verificar posterior desistência por parte do comprador; - Todas as despesas inerentes à transferência da propriedade do prédio em causa serão da responsabilidade do comprador. Nossa Senhora de Fátima, 30 de abril de 2018.
27 ABR. '18 PORTA 65 JOVEM
O período de candidaturas ao Programa Porta65, relativo à 1.ª fase de 2018, encontra-se a decorrer até às 18h00 do dia 21 de maio de 2018. Este programa apoia o arrendamento jovem de habitação para residência permanente, atribuindo uma percentagem de valor da renda como subvenção mensal. Quem pode candidatar-se a este programa – Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos; – Jovens em coabitação com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos; – Nos agregados tipo “jovem casal” um dos elementos do casal pode ter até 37 anos, e o outro elemento até 35 anos (entenda-se que no limite um jovem pode ter 36 anos e o outro jovem 34 anos); – Um agregado “jovem casal” não precisa de ser casado ou viver em união de facto; – Os jovens têm de ser titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I; – Não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação; – Nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional; – Nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio. A apresentação das candidaturas é feita, exclusivamente, através da internet no Portal da Habitação. Informações Adicionais Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos deverão: – Confirmar se a morada de residência registada nas Finanças é a mesma da casa arrendada. Se não, deverão atualizá-la; – Já ter a declaração de IRS relativa ao ano anterior a que diz respeito a candidatura entregue nas Finanças; – Ter senha de acesso para entrega das declarações eletrónicas, obtida junto dos serviços das finanças ou através do site http://www.portaldasfinancas.gov.pt/. – Ter e-mail pessoal. Esclarecimentos / apoio à instrução de candidaturas – Linha IHRU através do 808 100 065 - dias úteis das 09h30 às 12h30 / 14h30 às 17h00 – Linha da Juventude através do 707 20 30 30 – dias úteis das 09h00 às 18h00 – Lojas Ponto Já do Instituto Português do Desporto e Juventude em Aveiro na Rua das Pombas Fonte: http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/
27 ABR. '18 IV TAPETE DE FLORES – CARREGAL
Domingo, 06 maio '18 › 10h30 A Associação de Amigos do Parque da Pateira do Carregal gostaria de contar com a sua presença no Carregal para poder ver o IV Tapete em flor que está inserido na comemorações da Festa da Nossa Senhora das Necessidades.
21 MAR. '18 DIA MUNDIAL DA ÁRVORE
O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos, a Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz quis associar-se a esta iniciativa e dar o exemplo plantado não uma, mas diversas árvores. A iniciativa contou com a colaboração dos estabelecimentos escolares da Freguesia e, com a ajuda das crianças, plantou-se uma árvore em cada escola e IPSS. No seguimento do grande incêndio florestal que assolou a Freguesia no passado dia 15 de outubro sensibilizou-se as crianças não só para a importância da limpeza da mata, mas também para a plantação de novas espécies. Para que os meninos pudessem recordar este dia, foi-lhes entregue também uma pequena lembrança alusiva à data.
12 MAR. '18 AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO DESTINADAS AO SETOR AGROFLORESTAL
Requeixo 16 MAR. '18 14h30 A Associação Florestal do Baixo Vouga, vai iniciar neste mês de março jornadas de campo de sensibilização e informação destinadas ao setor agroflorestal, sobre a temática da defesa da floresta contra incêndios, estas ações irão decorrer na região de Aveiro. Estas sessões são preferencialmente dirigidas aos proprietários de edificações e aos proprietários florestais de terrenos confinantes, agricultores e prestadores de serviços. Visam essencialmente aumentar a consciencialização sobre as medidas de proteção do território, bem como, para o perigo que representa o uso do fogo em espaços florestais e agrícolas, contribuindo para a alteração das atitudes de risco, para a diminuição do número de ignições e para o aumento da resistência do território à passagem do fogo. Desenvolvidas em articulação com os Municípios, Freguesias e GNR, estas sessões contribuirão igualmente para o esclarecimento e demonstração prática das regras e critérios previstas na legislação para a operacionalização das faixas de gestão de combustíveis na envolvente dos edifícios e dos aglomerados, restante rede secundária de gestão de combustíveis e sobre a realização de queimas em segurança com demonstrações ao vivo.
01 MAR. '18 PENSAR O FUTURO DA FLORESTA
No passado dia 27 de janeiro, o movimento Alvorecer Florestal em parceria com a freguesia de Requeixo, N.ª S.ª de Fátima e Nariz, promoveu uma sessão de esclarecimento dirigida aos proprietários de terrenos florestais na freguesia. Com a colaboração do projeto Cabeço Santo, por Jorge Morais, do Projecto Internacional Forest In, por Nelson Matos, a apresentação de espécies adoptadas às alterações climáticas, por Rafael Lopes e a moderação de Gonçalo Gonçalves, os proprietários tiveram a oportunidade de conhecer soluções de gestão florestal sustentável: avaliar a proposta de desenvolvimento de uma rede de apoio voluntário, conhecer a realidade portuguesa por comparação com o resto da Europa, analisar algumas possibilidades e aplicações de espécies de climas mais quente. Nesta sessão de sensibilização pretendeu-se iniciar a criação de uma floresta mais resiliente. O movimento disponibilizou-se para colaborar com a população na criação de uma floresta mais sustentável, através do aconselhamento, sensibilização, apoio local, criação de ações de voluntariado bem como a disponibilização de espécies. Para tal, podem entrar em contato com a Junta de Freguesia ou com o movimento Alvorecer Florestal através do email: O evento contou com os apoios: Junta de Freguesia de Requeixo, N.ª S.ª de Fátima e Nariz Projeto Internacional Forest In Projeto Cabeço Santo.
alvorecerflorestalaveiro@gmail.com
26 FEV. '18 TRABALHOS REALIZADOS
20 FEV. '18 COLHEITA DE SANGUE
Dê Sangue, faz falta Salão Cultural de N. Senhora de Fátima 5ª feira 22 FEV. '18 · 16h00 › 20h00
20 FEV. '18 AULAS DE GINÁSTICA PARA SENIORES
Mexa-se pela sua saúde Aulas de ginástica para seniores Profª. Vera Barbosa 4ª e 6ª feira › 10h30 Polivalente de N. Sra. de Fátima Inscreva-se › até 28 FEV. '18 Início › 02 MAR. '18 Custo › 15€ Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Fátima
20 FEV. '18 COBERTURA – PÓVOA DO VALADO
22 JAN. '18 AVISO Nº01/AF/2018
12 JAN. '18 PENSAR O FUTURO DA FLORESTA – SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Pensar o futuro da floresta Alternativas de gestão florestal sustentável Sessão de esclarecimento Se quer criar uma floresta mais resistente, apareça! 27 janeiro 2018 › 15h00 Polivalente de N. Sra. de Fátima (ao lado da Junta) Organizado por Voluntários do Alvorecer Florestal Junta de Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz Forest in Project
11 JAN. '18 LIGA-TE À PATEIRA – CONQUISTOU O PRIMEIRO LUGAR
"O projeto Liga-te à Pateira conquistou o primeiro lugar sendo a proposta mais votada ao Orçamento Participativo Jovem Portugal. Obrigada a cada um de vós, continuem atentos." Foi com imenso orgulho que a Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz acolheu esta notícia! Esta iniciativa destes três jovens que contou com a colaboração da nossa Junta de Freguesia é de louvar! Parabéns!
https://www.facebook.com/ligateapateira/
09 JAN. '18 FORMAÇÃO DE DETENTORES DE CÃES PERIGOSOS E POTENCIALMENTE PERIGOSOS
Treinadores de cães perigosos e potencialmente periogosos: instrução para candidatos ficheiro pdf A Lei nº 46/2013, de 4 de julho, que alterou o DL nº 315/2009, de 29 de outubro, veio introduzir a obrigatoriedade de formação para detentor de cão perigoso ou potencialmente perigoso. Embora esteja prevista na lei a apresentação do comprovativo da citada formação, para obtenção da licença de detenção de cães perigosos e potencialmente perigosos, esse comprovativo não podia, até há pouco tempo, ser solicitado aos requerentes, uma vez que as ações de formação ainda não estavam à disposição dos cidadãos. Considerando que estão abertas as inscrições para as ações de formação referidas, conforme notícia disponível nos portais da DGAV, PSP e GNR, considera-se estarem reunidas as condições para, sempre que seja solicitada licença de detentor de cães perigosos ou potencialmente perigosos, a mesma só poder ser concedida se for apresentado o comprovativo de inscrição numa ação de formação, a realizar pela PSP ou pela GNR, ou pelas entidades formadoras que venham a ser certificadas para esse efeito. Para o efeito, os interessados na referida formação devem consultar a Instrução para Candidatos à Formação para detentores de cães perigosos ou potencialmente perigosos, o Regulamento Específico Nº 15 e a Portaria nº28/2017 de 17 de janeiro, documentos que se encontram disponíveis no portal da DGAV (http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/noticia?detalhe_noticia=23470799&cboui=23470799).
Os locais e as datas onde decorrerão as formações serão publicitados nos portais GNR – www.gnr.pt PSP – www.psp.pt
04 JAN. '18 REFLORESTAÇÃO › CARREGAL
Rua da Igreja nº 40, 3810-744 Nª Sra. de Fátima

 

DESIGN MARIELA DIAS